Pular para o conteúdo principal

O MUNDO COMEMORA O DIA DO TEATRO E DO CIRCO


27 de março – Dia Mundial do Teatro/Dia do Ator Profissional 








ÉDIPO REI com o ator  Roberto Sheyps)
E TROIANA com a atriz 
Cleo Dall Agnol)
ANTES DE ENTRAR EM CENA....




Em 1961, o Instituto Internacional de Teatro da Unesco (órgão das Nações Unidas voltado à educação, à ciência e à cultura), resolveu criar uma data dedicada às atividades culturais durante seu IX Congresso Mundial, em Viena. O dia da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, França, foi escolhido para a realização da festa. A partir de então, a ONU envia uma mensagem sobre a importância da arte teatral aos seus países membros, que é lida por uma personalidade do mundo do teatro e/ou das artes. A cerimónia para a leitura do documento acontece antes da apresentação de uma peça.
Os atores VICTOR KIZA (Jesus)  e ROBERTO SHEYPS (Pilatos) ... cena de Julgamento
na Paixão de Cristo de Lauro de Freitas-BA

dia-mundial-do-teatro-8
Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas / Autor: Marcelo Duarte / Editora: Panda Books



TURMA DO MÓDULO 'CIRCO'  COM O PALHAÇO, DEMIAN REIS
NO RETRATE INTERIOR 2014  EM LAURO DE FREITAS - BA
Na época em que não existia televisão nem cinema, e o teatro era diversão para as elites, a chegada de um circo era uma festa que empolgava adultos e crianças. Como as opções de lazer e entretenimento eram poucas, o circo promovia o grande evento em que as pessoas se reuniam para se divertirem com palhaços, mágicos, malabaristas e outras atrações.





A China revela os registros mais antigos de atividades circenses; nesse país há pinturas de cinco mil anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Foi na Grécia e em Roma antigas, porém, que o circo adquiriu forma e até uso político. Os Césares instituíram a política do "pão e circo", que consistia em oferecer comida e entretenimento à população, como formas de domínio e contenção. Por volta do ano 70 a.C., surgiu o Circo Máximo de Roma, que foi destruído totalmente por um incêndio. Mais tarde, para aplacar a insatisfação popular, foi construído no mesmo lugar o Coliseu, com capacidade para 87 mil pessoas. Oferecia apresentações de engolidores de fogo, gladiadores e espécies exóticas de animais. Anos depois, com a perseguição ao cristianismo, o Coliseu transformou-se em uma arena em que os cristãos capturados eram jogados aos leões para serem devorados diante do público.

Os verdadeiros artistas circenses passaram, então, a se apresentar em feiras, praças e igrejas. A prática acabou se espalhando pela Europa e perdurou vários séculos na figura dos saltimbancos, que apresentavam simulações de combate e equitação e os tradicionais malabarismos que encantavam o público.

O circo moderno surgiu na Ingla
terra. O oficial Philip Astley, da Cavalaria Britânica, inaugurou o Astley's Amphitheatre em 1770, o qual apresentou a estrutura que os circos utilizam até hoje, com um picadeiro central e uma arquibancada. A principal atração era um espetáculo com cavalos, mas Astley logo contratou saltimbancos, malabaristas e palhaços. O apresentador do show era o próprio Astley, surgindo então a figura do mestre-de-cerimônias.

No Brasil, os circos apresentavam uma estrutura teatral. Sua introdução deve-se às famílias ciganas que, com suas tendas, atraíam espectadores para suas apresentações. O espetáculo do circo-teatro era dividido em duas partes. A primeira era tradicional, com malabaristas e mágicos. A segunda introduzia o teatro, apresentando peças, em sua maioria cômicas. Esse estilo de circo predominou durante quase um século, colocando os brasileiros em contato com as artes cênicas.

O picadeiro ficou conhecido como o berço do teatro brasileiro. O maior expoente desse teatro cômico que começava a dar os seus primeiros passos foi o palhaço Piolin. Seu nome era Abelardo Pinto; nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 27 de março de 1897. O Dia Nacional do Circo foi instituído em sua homenagem, devido a seu trabalho pioneiro na introdução do circo e das artes cênicas.

Há, contudo, uma noite triste nos espetáculos circenses: os animais. As suas imagens felizes apresentadas pelos proprietários do circo perderiam todo o seu charme se os detalhes horríveis de suas vidas fossem revelados. Todos os animais de circo, de qualquer espécie, são aprisionados até a morte. Além de passarem fome, ficam confinados em espaços minúsculos, sem as mínimas condições de higiene, sujeitos a diversas doenças, até as contagiosas ao próprio ser humano, como por exemplo a tuberculose. Seu treinamento é baseado no medo, na tortura e na anulação dos seus próprios instintos, ou seja, um tratamento bizarro e inaceitável.

Hoje a lei brasileira define e incrimina a prática de maus-tratos em animais e permite que qualquer pessoa registre um boletim de ocorrência policial.


Do livro: Datas Comemorativas cívicas e históricas, publicado por Paulinas Editora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...