Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES TRANSLAUF 2015 PARA NOVA DIRETORIA... SAIBA MAIS...

DEMOCRACIA COOPERATIVA
DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E PODER NO COOPERATIVISMO

RESUMO: a Cooperativa, foi uma experiência de organização econômica autogestionária. O objetivo principal deste texto é discutir essa experiência, buscando verificar se as relações internas de trabalho foram estabelecidas de forma democrática e se as estruturas de poder, normalmente hierarquizadas, se modificaram no interior da cooperativa. A principal consideração a que o estudo chegou é que a cooperativa autogestionária pode configurar-se numa possibilidade de organização do trabalho mais democrática e com a hierarquização do poder amenizada. Porém, para que um projeto como este se consolide, há a necessidade de se promover um processo educativo e de conscientização, entre os próprios cooperados, sobre a questão do trabalho coletivo pautado pelo espírito autogestionário. 


PALAVRAS-CHAVE: cooperativismo; autogestão; democracia; relações de trabalho e controle de poder. 


INTRODUÇÃO o sistema capitalista impõe às organizações econômicas, relações internas baseadas na exploração da força de trabalho e na hierarquia do poder. Entretanto, desde o início dos anos de 1990, ampliam-se tentativas e experiências, levadas a cabo por organizações econômicas dos trabalhadores, que tentam modificar essas relações. 



A Cooperativa -  é uma iniciativa, constituída por profissionais de áreas afins, é um exemplo desse novo tipo de organização. Esse grupo organizado em cooperativa mantém uma estrutura na qual os profissionais são, ao mesmo tempo, proprietários e trabalhadores com tendência a administrar o empreendimento em uma perspectiva autogestionária. 

A partir da análise dessa experiência, busca-se verificar se as relações internas de trabalho, estabelecidas de forma democrática e se as estruturas de poder, normalmente hierarquizadas, codificaram-se. Para tanto, são analisados livros de matrícula de cooperados e atas de reuniões da diretoria e do Conselho Administrativo da cooperativa, dos grupos de trabalho e das assembleias gerais dos associados. Ainda são analisados os estatutos da cooperativa e o plano operacional, administrativo e financeiro. Também são realizadas entrevistas com os cooperados. As entrevistas são realizadas no final de cada ano e início do ano seguinte. O critério de seleção das informações vem com a participação dos envolvidos na cooperativa. São privilegiados, segundo o autor dessa tese,  aqueles associados que tem maior tempo na organização e que, dessa forma, pudem acompanhar e participar da construção da cooperativa desde o seu início.


ESPAÇO RESERVADO PARA PUBLICAÇÃO DE PROPOSTAS E APRESENTAÇÕES DAS OUTRAS CHAPAS CONCORRENTES AS ELEIÇÕES TRANSLAUF 2015 
(FALAR COM ROBERTO CARLOS - GERENTE ADMINISTRATIVO DA COOPERATIVA PARA POSTAGENS NO BLOG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...