Nesta sexta (24), Uma ação conjunta entre A MÃE - Associação de Mães de Lauro de Freitas, A TRANSLAUF - Cooperativa dos Permissionários de Transporte Complementar, A LABCHECAP e O CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, deram um show de prevenção contra o câncer para as mamães das comunidades de Dona Lindú, Vida Nova, Pouso Alegre, Lagoa dos Patos e Praça de Arcanja, bairros da cidade de Lauro de Freitas.
Uma parceria adquirida pela MÃE com a LABCHECAP foi fundamental para que as mamães tivessem a oportunidade de fazer os exames totalmente gratuito . Uma ação benéfica as pessoas que tem carência financeira e que na forma pública, levariam meses para tal.
A Defesa dos Direitos Humanos representada por Robson Muniz, buscou a Diretoria da Translauf, representada pelo tão presidente Marivaldo Mota, que não se obteve em disponibilizar um Micro ônibus para fazer a locomoção de ida e volta das mamães de suas residencias ao laboratório em total segurança.
Segundo Noemia Oliveira, presidente da Associação de Mães de Lauro de Freitas, este pleito confirma três sessões para cada 20 pessoas por vez, sem nenhum custo. O atendimento foi feito na LABCHECAP da Pituba, que possui ótima estrutura e uma recepção de qualidade profissional. As mamães chegaram lá por volta das 15hs e saíram todas bem atendidas depois das 18hs.
Esse trabalho que tem haver com a Campanha Internacional Outubro Rosa, faz a diferença na valorização da mulher e certamente dando um banho de cuidado com prevenção a saúde da mama... A mamografia é apenas um exame de diagnóstico, sendo revolucionário nesse aspecto.
Quebrando de vez com o tabu de quem ainda acha que pode ser doloroso fazer esse tipo de exame.. As mamães garantem que não há dor e sim um pouco de medo, que logo passa ao entrar na sala de mamografia.
CONFIRA FOTOS E VÍDEOS DESSA EXCURSÃO DE SAÚDE:
Outubro Rosa: conheça um pouco mais sobre a mamografia preventiva
A campanha Outubro Rosa teve sua origem em 1990, em Nova Iorque, Estados Unidos, durante a primeira Corrida pela Cura. Neste evento, foram distribuídos laços rosas aos participantes, segundo informações de matéria do G1 Espírito Santo. Desde então, anualmente o mundo todo se mobiliza no mês de outubro em prol da prevenção do câncer de mama. Por isso, neste post vamos falar dos benefícios da mamografia para incentivar a realização do exame.
O diagnóstico precoce é um dos maiores benefícios da mamografia. Ao realizar o auto-exame de mama e encontrar alguma alteração, a mulher deve imediatamente procurar um profissional para realizar um exame mais completo: a mamografia. De acordo com o Instituto Oncoguia, quando o câncer é detectado em estágio inicial, com a identificação de tumores pequenos e tratáveis, as chances de cura são de até 95%.
Mesmo sem alterações no auto-exame, os médicos especialistas recomendam que mulheres a partir dos 39 anos realizem a mamografia a cada dois anos. Contudo, se a paciente tiver casos de câncer de mama na família, a prevenção deve começar mais cedo.
O Instituto Oncoguia também afirma que 8 em cada 10 tumores diagnosticados são classificados como benignos, ressaltando os benefícios da mamografia preventiva – esses mesmos tumores, se não tratados a tempo, poderiam evoluir e se instalar como um câncer grave.
A prevenção de doenças é uma prática que precisa entrar na rotina da população. Além de evitar o surgimento de problemas avançados, campanhas como a do Outubro Rosa promovem qualidade de vida, que também pode ser considerado uns dos benefícios da mamografia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir