O Dia Mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês) é comemorado anualmente em 29 de Outubro.
O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.
O que é o AVC?
O AVC também é conhecido popularmente por "derrame cerebral" e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.
Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar de ataques de AVC também é levado em consideração.
Origem do Dia Mundial do AVC
O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.
A data ficou definida especificadamente para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a melhor orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.
Dia Mundial do AVC no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional.
Em todo o país, hospitais, escolas e grupos comunitários realizam atividades de conscientização a população sobre os tratamentos e precauções para evitar o Acidente Vascular Cerebral.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil.
Prevenção?
Mas é possível se prevenir de um derrame? As principais medidas para tentar evitar um AVC são manter uma alimentação saudável, não fumar, não beber e fazer exercícios físicos com regularidade.
E, na contramão dessas medidas preventivas, está o grupo de risco: pessoas com idade avançada, pressão alta, fumantes, diabéticos ou quem têm problema de colesterol e arritmia. Além desses, quem tem histórico familiar de AVC ou já passou pelo problema deve ficar atento.
Um conselho mais do que importante: se a pessoa tiver alguma suspeita de que está tendo um AVC, deve, imediatamente, procurar socorro.
![]() |
Comentários
Postar um comentário