Pular para o conteúdo principal

HORÁRIO DE VERÃO 2015

Horário de verão muda mapa de fusos horários no Brasil; veja

Moradores de 10 estados mais o DF adiantaram o relógio em uma hora.
Horário de verão alterou distribuição dos estados nos 4 fusos do pais.

*
Horário de verão fusos  (Foto: Editoria de Arte/G1)
O horário de verão não só adiantou os relógios em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal, como também alterou o mapa de fusos horários do Brasil. Veja GIF ao lado
O país permanece com 4 diferentes fusos, mas agora foi alterada a composição dos estados e regiões do país que utilizam cada uma das horas legais. O horário diferenciado vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Pela legislação em vigor, o horário de verão vigora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Com o horário de verão, 8 estados mais o DF passaram a integrar o fuso horário mais adiantado do país (caracterizado pela hora de Greenwich menos 2 horas), que até então só reunia os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, e as ilhas de Trindade e Martom Vaz.
Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mesmo com a adoção do horário de verão, permanecem uma hora atrás do horário de Brasília, mas agora passam a integrar o mesmo fuso horário do Nordeste e do Pará e Amapá.
O terceiro fuso horário passa a reunir agora somente os estados de Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas.
O quatro fuso horário segue igual, reunindo apenas o Acre e a parte do Amazonas localizada na região do município de Tabatinga. A diferença é que agora a região está 3 horas atrás do horário de Brasília, e não mais 2 horas.
O mapa dos fusos horários brasileiros segue as definições estabelecidas pela Lei n° 11.662, de 24 de abril de 2008, atualizadas pelo decreto 12.876, de 30 de outubro de 2013. O site do Observatório Nacional disponibiliza uma tabela para consulta do horário de cada estado em referência à hora de Greenwich (UTC/GMT)
horário de verão fusos horários (Foto: Editoria de Arte/G1)

governo federal estima que irá economizar cerca de R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão. O valor diz respeito aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso a mudança de horário não fosse adotada. Neste caso, seria necessário atender a uma demanda adicional de 2,6 mil megawatts (MW) no período, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.
O governo explica que o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões.
Expectativa de redução do consumo
A expectativa é chegar a uma redução média de 4,5% na demanda de energia no país no horário de maior consumo, com economia de 0,5% durante todo o período do horário de verão. Os patamares são os mesmos do que os registrados em anos anteriores.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, a economia equivale, aproximadamente, ao consumo mensal de energia de Brasília (DF), que tem 2,8 milhões de habitantes, ou à metade do consumo mensal de uma cidade como Curitiba (PR), cuja população é de 1,7 milhão de pessoas.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932.
Segundo as pesquisas, o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente.Conheça 5 efeitos curiosos que o horário de verão pode ter na sua vida

veja também


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...