Pular para o conteúdo principal

Roupa Nova faz show gratuito em festa do padroeiro de Lauro de Freitas

Apresentação será realizada nesta quarta-feira, na Praça da Matriz.
Homenagens a Santo Amaro de Ipitanga começaram no sábado.

*
Banda Roupa Nova (Foto: Divulgação)Banda Roupa Nova é a grande atração da festa em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas (Foto: Divulgação)












A Banda Roupa Nova se apresenta de graça nesta quarta-feira (14), no município de Lauro de Freitas, às 21h30. O show, na Praça da Matriz, marca as festividades do Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro da cidade.
Em nota, a prefeitura de Lauro de Freitas informou que a escolha pela banda Roupa Nova foi baseado em um pedido do pároco da Igreja Santo Amaro de Ipitanga, Juraci Oliveira, que solicitou a presença de uma atração musical que agradasse a todos.
Além do show do Roupa Nova, uma vasta programação teve início no dia 10 e se estende até quinta-feira (15), com uma missa solene na Igreja de Santo Amaro de Ipitanga.
Serviço
Show da Banda Roupa Nova;
Data: 14) de janeiro (Quarta-feira)
Horário: 21h30
Local: Praça da Matriz, Lauro de Freitas

Lauro de Freitas 1608-2009
Introdução:
As raízes históricas do município de Lauro de Freitas estão vinculadas à implantação do Primeiro Governo Geral e, por consequência, ao trabalho desenvolvido pela Companhia de Jesus na América Portuguesa.
Origem do nome secular e original da cidade de Santo Amaro de Ipitanga:
Para “Ipitanga” existem duas versões: a primeira seria “Água vermelha”, na língua Tupi. Também há a possibilidade de ser Pitanga, alusivo à fruta e sua respectiva cor, árvore nativa desta região.
Poderia ter o índio batizado a região por causa da água com a tonalidade avermelhada pelo possível tingimento no subsolo, das raízes.(Esta região, que forma a base territorial do município de Lauro de Freitas, era habitat dos Tupinambás, um ramo dos Tupis)
Fatores fundamentais para a colonização do Litoral Norte da Bahia:
1- A Companhia de Jesus e seus membros (padres e missionários );
2- A chegada de Garcia D’Ávila, o primeiro almoxarife da recém fundada Capital da Colônia, na Baía de Todos os Santos.
Em 1608, a instalação da missão de Santo Amaro de Ipitanga veio completar as iniciativas eclesiásticas para a consolidação da sede da Freguesia de Santo Amaro do Ipitanga (“História da Companhia de Jesus no Brasil” 1938- do Padre Serafim Leite).
Esta data é considerada pela paróquia, como a data oficial de sua fundação.
Para instalar a sede da freguesia foi escolhido o outeiro (pequeno monte) que se eleva na paisagem local, em frente ao Rio Ipitanga. A escolha do lugar deve ter sido por raízes de salubridade: lugar agradável, colina suave, acima das margens do rio, ao lado de uma pequena faixa plana de terreno, entre o oceano e os rios Joanes e Ipitanga, o que também facilitava o abastecimento de água e o acesso.
Durante a invasão holandesa (1624/25), a Freguesia serviu como base de refúgio dos portugueses. Até a expulsão dos holandeses da Bahia (Salvador e Recôncavo), muito tempo transcorreu e muitas ações foram planejadas e executadas neste local. Os engenhos de açúcar nas terras de Ipitanga, atraíram a cobiça dos holandeses (o açúcar foi a principal atividade econômica local, junto com a pecuária).
Conclusão:
Santo Amaro de Ipitanga, ou simplesmente Ipitanga, seria o nome natural para o município de Lauro de Freitas. Uma teia de acontecimentos, porém, fez com que o termo designasse somente um bairro, e apesar de nominar um bairro, o termo ultrapassa os limites locais e tem uma força cultural e histórica em todo município. E isso remonta ao próprio surgimento da comunidade, há 400 anos, uma das mais antigas do país. Com a chegada dos jesuítas vindos com os colonizadores portugueses, as aldeias indígenas instaladas no entorno do Rio Ipitanga, foram transformadas em aldeias de catequeses, e ali foi erguida a capela de Santo Amaro de Ipitanga, que posteriormente, viria a ser a igreja matriz de mesmo nome, situada na praça central da cidade. Estava assim criada em 1608, a Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...