Pular para o conteúdo principal

Bahia celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

Lembrado em todo o país como referência na luta racial, Zumbi dos Palmares inspirou a criação do Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de novembro, através da lei federal 12.519/11. Em Salvador, como ponto alto da programação do Novembro Negro, duas caminhadas mobilizaram a população, contando com presença de representantes dos movimentos sociais, de religiosos de matriz africana, população em geral, artistas e autoridades.
A titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, afirmou que a data surgiu em virtude da reivindicação “histórica e legítima” do movimento negro, para o reconhecimento das contribuições e do legado deixado por Zumbi na busca pela liberdade do povo negro escravizado. “Saudamos a memória de Zumbi dos Palmares e, ao mesmo tempo, os lutadores e lutadoras que hoje atuam diariamente pela igualdade racial e de gênero”, ressaltou a secretária, que participou da 15ª Caminhada da Liberdade (Curuzu ao Pelourinho), organizada pelo Fórum de Entidades Negras, e da 36ª Marcha Zumbi dos Palmares (Campo Grande à Praça Municipal), realizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).
“Essa data é muito importante, principalmente por se tratar da homenagem a um herói que precisa ser mais conhecido. Vamos pra rua fazendo com que as pessoas se conscientizem sobre a discriminação racial ainda existente no Brasil. É um dia de celebração, mas de cobrança também”, comentou Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, em nome do Fórum de Entidades Negras da Bahia. Ele informou que o tema escolhido para este ano foi a Década Internacional Afrodescendente, com seus três eixos: “Desenvolvimento, Justiça, e Reconhecimento”.
O coordenador da Conen, Gilberto Leal, lembrou que nos últimos dez anos diversas políticas públicas de atenção à população negra foram concretizadas, mas ainda “não resolve” os problemas de exclusão social histórica. Para ele, é preciso “lutar pelo combate à violência contra juventude, pela mulher negra, que está na sub-base da pirâmide sociológica brasileira, sofrendo toda carga de opressão e discriminação”. Estas, segundo Leal, “são lutas que ainda se perpetuam e se tornam necessárias para que a gene não desista até que a sociedade seja justa, igualitária, onde não haja nem opressores nem oprimidos”.
Os eventos, com apoio do Governo do Estado através da própria Sepromi e da Secretaria de Cultura (Secult), também tiveram participação do governador Rui Costa e do ex-presidente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou as conquistas do movimento negro nos últimos anos, a exemplo das cotas raciais, do Estatuto da Igualdade Racial e políticas voltadas à qualidade de vida.
A Caminhada da Liberdade teve, ainda, a participação de parlamentares, da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes; do ministro da Cultura, Juca Ferreira; além dos secretários da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis; de Políticas para as Mulheres (SPM), Olívia Santana; e do Turismo (Setur), Nelson Pellegrino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...