
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) divulga balanço parcial do Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music. A folia que teve início na última sexta-feira (13) e terá conclusão nesta quarta-feira (18), registrou um movimento normal nos postos de saúde do município, especialmente no Pronto Atendimento do Centro (PA Centro). Esse resultado foi favorável devido à logística de trabalho implantado pela Secretaria de Saúde (Sesa) que mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante toda festa com uma base no circuito da folia dando suporte as ambulâncias.
Quanto à questão do trânsito da cidade, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), registrou 18 acidentes de trânsito, sendo 13 sem vítimas e cinco com vítimas, nenhuma fatal. A PMLF destaca que o balanço completo do carnaval será divulgado nesta quinta-feira (19), contendo as demais áreas envolvidas.
Bankoma – Um dos grupos mais tradicionais de Lauro de Freitas, o Bankoma terá papel importante na folia da cidade, pois fará uma apresentação nesta Quarta-Feira de Cinzas fechando a programação oficial do Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music. A concentração será às 14h, na Rua Queira Deus, situada em Portão, ou seja, fora do circuito Centro utilizado pelos blocos. A expectativa da Secretaria de Cultura (Secult) é que o público comparece em grande número, assim como foi na folia momesca do ano passado.
Settop garante mobilidade urbana
O trânsito e o transporte são ordenados por cerca de 160 profissionais (total atuando durante todo carnaval) da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) que providenciam as medidas apropriadas para a fluidez das vias. A Settop destaca que três horas antes da saída dos blocos está havendo a restrição do acesso às vias que compõem o circuito oficial do “Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music”.
Fiscalização atua durante folia momesca
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Superintendência de Ordem Pública (Suop), promove a fiscalização do comércio (formal e informal) durante todos os dias do “Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music”.
Aproximadamente 60 fiscais vistoriam o cumprimento das determinações estabelecidas em notificação emitida no período pré-carnaval. O documento prevê a proibição de bebidas em recipientes de vidro, além de não permitir o uso de espetos de madeira.
Hoje é dia de folia, mas é dia também de lembrarmos a importância do combate ao câncer infantil.
Não negligencie e fique atento a qualquer alteração na saúde da sua criança.
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Lembre-se também que qualquer criança pode, e deve se divertir!
Bailinho Balancê Cultural faz crianças de várias idades tirarem o pé do chão
Dentro da programação oficial do “Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music”, a criançada tem um espaço especial para a diversão. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), destinou na tarde deste domingo (15), no coreto da Praça da Matriz, situada no Centro, o “Bailinho Balancê Cultural”. Lá pais e filhos se divertem com marchinhas tradicionais e músicas que estão em evidencia no carnaval.
Além disso, no mesmo espaço é realizado o “Concurso de Mascarados”, com o objetivo de aumentar ainda mais as ações lúdicas do bailinho. Compondo a equipe da PMLF na iniciativa estão os profissionais da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel), que através do Departamento de Turismo (Detur), orientam o público presente no evento sobre a campanha do projeto “Proteja”, que trata do enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Olha só quem esteve conosco, festejando nosso carnaval!
Lauro de Freitas conta com Observatório da Discriminação Racial durante o carnaval!
O Observatório da Discriminação Racial (ODR) é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria de Cultura (Secult), com objetivo de registrar e catalogar ocorrências de discriminação racial, violência contra a mulher e atos homofóbicos, durante o “Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music”.
São realizados: mapeamento de ações discriminatórias, com a distribuição de informativos e sensibilização dos foliões, atendimento jurídico e assistencial às vítimas de discriminação durante o carnaval.
O ODR funciona durante 24h, exercendo 120 horas de observação e prestação de serviços no atendimento à população vítima de discriminação. Os observadores sociais estão dispostos em todo o circuito da folia, todos munidos de equipamentos que darão suporte a prestação do serviço ao folião.
Profissionais do Observatório da Discriminação Racial atuam no circuito da folia
O Observatório da Discriminação Racial (ODR) é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria de Cultura (Secult), com objetivo de registrar e catalogar ocorrências de discriminação racial, violência contra a mulher e atos homofóbicos, durante o “Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music”.
Carnaval Solidário – 30 anos Axé Music tem início na cidade com muita animação
Muitos foliões tomam conta do circuito da festa, situado no Centro. A animação é uma das principais características dos fãs da folia momesca na noite desta sexta-feira (13). Então até o último bloco passar haverá muita disposição a cada música tocada!
Dicas para não comprometer a saúde no carnaval:
1.Use preservativo em todas as relações;
2.Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas;
3.Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;
4.Evite ficar exposto diretamente ao sol e passe protetor solar e repasse a cada 2 ou 3 horas, se transpirar muito ou se entrar na água;
5.Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;
6.Coma de 3 em 3 horas, faça refeições leves, coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;
7.Use chapéu e óculos escuro sempre que sair à rua;
8.Evite as bebidas alcoólicas pois elas desidratam e engordam;
9.Use roupas leves e use sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos, tênis e meia podem ser a melhor escolha;
10.Descanse sempre que possível e durma de 7 a 8 horas por noite;
Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário