Dilma se reúne com governador baiano e recebe ligações de 10 chefes de Estado
Presidente passou o dia todo no Alvorada, onde recebeu os cumprimentos pela vitória

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta segunda-feira no Palácio da Alvorada com o governador da Bahia, Jaques Wagner, que conseguiu eleger seu sucessor no estado e está cotado para assumir um ministério no novo governo. Wagner veio acompanhado de sua esposa, Fátima Mendonça, e do governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT) e sua esposa, Aline Peixoto. A presidente passou o dia todo no Alvorada, onde recebeu os cumprimentos de 10 chefes de Estado pela vitória de domingo.

Ligaram para Dilma os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, da Rússia, Vladimir Putin, do Peru, Ollanta Humala, da Argentina, Cristina Kirchner, do Paraguai, Horacio Cartes, do Chile, Michelle Bachelet, do Equador, Rafael Correa e da Venezuela, Nicolas Maduro. No início da noite, ela recebeu os telefonemas do presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. O assessor especial para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, a acompanhou no recebimento das ligações.
VEJA TAMBÉM
- Consultorias estão divididas sobre próximos passos de Dilma na economia
- Obama felicita Dilma por sua reeleição
- Colunistas do GLOBO analisam campanha e discutem o futuro do país
- Ataques nas redes sociais continuam após a divulgação dos resultados
- Bradesco afirma, em nota oficial, confiar que Dilma tem condições para enfrentar desafios do país
Outros chefes de Estado também se manifestaram sobre a reeleição de Dilma pelo Twitter. O presidente americano, Barack Obama, parabenizou Dilma, por meio de seu secretário de imprensa. Disse que o Brasil é um importante parceiro dos Estados Unidos e que seu governo está comprometido em continuar trabalhando com o Brasil e em fortalecer as relações bilaterais entre os dois países. Obama deve ligar para Dilma nos próximos dias, segundo sua assessoria.
O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, também saudou Dilma, e diz que espera que mais estudantes brasileiros do programa “Ciência sem Fronteiras” possam ser enviados à Alemanha: “Espero que mais jovens estudantes brasileiros possam ser recebidos à Alemanha, com a ajuda de seu impressionante programa 'Ciência sem fronteiras', e tragam consigo um pouco da cultura de receptividade brasileira tão admirada pelo mundo", escreveu Gauck.
A União Europeia, em texto, afirmou que a reeleição de Dilma é “oportunidade única para a consolidação da inequívoca trajetória de construção da democracia e inclusão social no Brasil”
Índia, México, Paraguai, Bolívia, Unasul, Haiti e República Dominicana também felicitaram Dilma, pelo Twitter. Nicolás Maduro, presidente venezuelano, enviou pela na rede social “mil abraços de irmandade”, e disse que Dilma teve “coragem e valentia frente a tanta maldade”, e que “o povo brasileiro não falhou à História”.
Rafael Correa, presidente do Equador, também foi efusivo no Twitter, citando o PT e também Lula: “Maravilhoso triunfo de Dilma no Brasil. Nosso gigante segue com o Partido dos Trabalhadores. Felicitações, Dilma, Lula, Brasil!!!”
Ao longo do dia Dilma recebeu no Alvorada os ministros Guido Mantega (Fazenda) e José Eduardo Cardozo (Justiça). À noite, a presidente dará duas entrevistas ao vivo: ao jornal da TV Record, às 20h, e ao Jornal Nacional, da TV Globo, às 20h45. Amanhã a presidente concede entrevistas às TVs Band e SBT.
Comentários
Postar um comentário