Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DE IRMÃ DULCE VIRA FILME E ESTRÉIA NO CINEMA ESSE MÊS (NOVEMBRO/2014)

 


Convidados, atores e religiosos veem pré-estreia do filme sobre Irmã Dulce

Longa-metragem foi exibido em Salvador na noite de segunda-feira (10).
Filme chega aos cinemas em 27 de novembro, data do centenário da beata.

O ator baiano, Julio Cesar Mello ao lado das atrizes Bianca Comparato e Regina Braga ' interpretes das duas fases de Dulce'

O primeiro longa-metragem sobre a vida de irmã Dulce será lançado ao público em geral na quinta-feira (13), no Norte e Nordeste do país, entretanto cerca de 2.400 pessoas convidadas já puderam conferir a pré-estréia nas salas do complexo de cinemas do Shopping Iguatemi, em 
Salvador, na noite segunda-feira (10). No restante do país, a estréia do filme será em 27 de novembro.

Bahia (Foto: Maiana Belo / G1)Elenco participou de pré-estreia em Salvador
(Foto: Maiana Belo / G1)




O evento na capital baiana contou com uma orquestra formada por estudantes do Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e que integra também o Núcleo Estadual de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba).

O filme "Irmã Dulce" retrata a vida e obra da freira. O longa-metragem mostra momentos marcantes da trajetória da beata, como quando ela levou pessoas pobres e enfermas para serem cuidadas no galinheiro do convento, a participação dela e de outras freiras no resgate das vítimas de um acidente em frente ao convento, além do encontro de Irmã Dulce com o Papa João Paulo II, quando o ele visitou a capital baiana na década de 80.

O longa destaca ainda o cuidado e o relacionamento de "mãe e filho" entre a freira e João, um menino pobre que a pede abrigo após a família ser retirada de casa. Na infância e na vida adulta dele, irmã Dulce o salva duas vezes da morte: retirando-o do ônibus após uma acidente em frente ao convento e quando criminosos o ameaçam de morte por conta de uma dívida.
A irmã caçula da freira, Ana Maria Lopes Pontes, esteve na pré-estreia em Salvador e explicou que o personagem João "é uma metáfora" porque Irmã Dulce ajudou muitas outras crianças e adolescentes que estavam nas ruas.
"Ela conseguiu regenerar um jovem que era conhececido como Raimundo 'Terror'. Como ele tinha uma capacidade empreendedora, ela deu um jumento a ele, e com uma carroça ele fazia mudanças", conta.
"Eu assisto e continuo chorando e me emocionando. É muita verdade, muita fé", disse ao G1 a sobrinha da freira, Maria Rita, que é responsável pela continuidade do trabalho na Osid, deixado pela tia.
[Assista trecho do filme sobre a vida da religiosa gravado em Salvador]
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também esteve na pré-estreia de "Irmã Dulce. "O filme conseguiu mostrar a força de uma mulher pequena e frágil, mas que tinha muita força no amor", afirmou.

A atriz que representa Irmã Dulce ainda jovem é Bianca Comparato, que conta como conheceu a freira. "Conheci Irmã Dulce lendo o roteiro. Fiquei emocionada e pensei que muitas pessoas não conhecem a história dela. As pessoas precisam de 'mais Dulce'". A atriz também relata que morou durante três meses em Salvador para preparar a personagem e fazer as gravações.
"Foi uma oportunidade de levar essa história para o Brasil. Uma mulher como ela todo mundo tem que conhecer. Ela acolhia todo mundo sem preconceito. A coisa mais importante para mim foi participar desse projeto" disse Regina Braga, atriz que interpreta a personagem da freira mais velha.
O diretor do filme, Vicente Amorim, destacou as dificuldades de lidar com um personagem de tamanha importância. "É muito difícil contar a história de uma mulher que é objeto de culto" disse o diretor.
Filme (Foto: Ique Esteves / Divulgação)Filme sobre a vida da religiosa foi gravado na BA
(Foto: Ique Esteves / Divulgação)
Dedicado a contar a história do "Anjo Bom da Bahia", o filme sobre Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a "Irmã Dulce", beatificada em 2010, traz detalhes da vida da freira baiana, que cuidou de pobres e doentes, além de ser fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
Com direção de Vicente Amorim, roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão, além da produção assinada por Iafa Britz, o filme mostra as dificuldades enfrentadas pela "Bem-Aventurada Dulce dos Pobres" como o preconceito, o machismo, os dogmas da Igreja e sua própria doença respiratória, para construir a Osid.
O longa metragem foi filmado em Salvador, pois foi a cidade em que a religiosa nasceu, no dia 26 de maio de 1914. A freira baiana morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.
O milagre que levou à beatificação foi reconhecido oficialmente pelo Papa Bento XVI em 10 de dezembro de 2010. A realização da Cerimônia de Beatificação ocorreu no dia 22 de maio de 2011, em Salvador. Na ocasião, a freira baiana recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.
A cinebiografia chega aos cinemas dia 27 de novembro, no ano que marca o centenário de Irmã Dulce.
Filme (Foto: Ique Esteves / Divulgação)Atriz Bianca Comparato vive Irmã Dulce ainda jovem (Foto: Ique Esteves / Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...