Pular para o conteúdo principal

LEQUE DE ITENS INTEGRAM A SEMANA DA MEMÓRIA EM SETEMBRO 2015





BC exibe painel de Portinari e mostra 'A Persistência da Memória' neste sábado

Jornal do Brasil
O Banco Central informou que a Galeria de Arte e o Museu de Valores serão abertos ao público neste sábado (6). Além da exposição "A Persistência da Memória" na Galeria de Arte e a visitação ao Museu de Valores, o Banco Central exibe também o painel "Descobrimento do Brasil", de Candido Portinari, no Salão Nobre de Reuniões. A Galeria de Arte e o Museu abrem também durante a semana, de terça a sexta, de 10h às 18h.
Inaugurada em junho de 2014, a mostra "A Persistência da Memória" conta a trajetória do acervo artístico do Museu de Valores desde a chegada das obras à instituição. A exposição terá duração de dois anos e foi dividida em seis módulos curatoriais de quatro meses cada. A alternância de obras reafirma o compromisso do Banco Central com a preservação e divulgação do patrimônio cultural do povo brasileiro.
A Galeria de Arte e o Museu abrem também durante a semana, de terça a sexta
A Galeria de Arte e o Museu abrem também durante a semana, de terça a sexta
Em exibição desde o dia 5/3, o módulo O Poder da Arte trata do panorama das artes no Brasil entre o pós-guerra e o período do milagre econômico, apresentado sob a ótica das instituições de arte que se estabeleceram nesse período. O foco é na história da Galeria Collectio, cuja coleção viria a compor a grande maioria do acervo de arte do Banco Central. Os artistas que participam desse módulo são Tarsila do Amaral, Guilherme de Faria, Babinski, Tuneu, Alfredo Volpi, Candido Portinari, entre outros.
"A Persistência da Memória"
Grande parte das obras está exibida em um ambiente de reserva técnica, o espaço físico destinado ao armazenamento seguro do acervo quando as peças não estão em exibição. As salas Cenas Brasileiras e Bandeira do Brasil também fazem parte da exposição, simbolizando os dois principais períodos de aquisição do acervo.Os seis módulos curatoriais - Brasil BrasileiroEntre a Figuração e a AbstraçãoO Poder da ArteAnos Rebeldes,Da Multiplicidade de Formas e Conceitos A Persistência da Memória - foram concebidos para abordar diferentes pontos da coleção, narrando as influências do cenário político, econômico e cultural do século XX.
Brasil Brasileiro, o primeiro módulo da exposição, apresentou um panorama das artes no Brasil entre a Semana de Arte Moderna de 1922 e a segunda guerra mundial, tratando da busca dos artistas da época em criar uma arte essencialmente brasileira e estabelecer uma identidade nacional. Entre a Figuração e a Abstração apresentou as variantes da abstração no Brasil e sua tensa relação com o figurativismo, acirrada a partir dos anos 1950.
O módulo Anos Rebeldes apresentará o panorama politico, econômico e cultural dos anos 1970, englobando a crise do petróleo, os movimentos de contracultura, a guerra do Vietnã, o final do milagre econômico, o tropicalismo, a crise bancária e a relação com a recepção de obras de arte pelo Banco Central. Entre os artistas, estarão Aldemir Martins, Guilherme de Faria, Ivan Freitas, Babinski e Grassmann.
Da Multiplicidade de Formas e Conceitos, o quinto e penúltimo módulo, apresentará a nova configuração global a partir dos anos 1980, com a queda do muro de Berlim, a redemocratização nos países da América Latina, o Fundo Monetário Internacional e o neoliberalismo. O foco das obras estará nas 25 serigrafias da coleção Ecoarte, lançada por ocasião da Rio 92, em diálogo com obras modernistas do acervo.
O módulo A Persistência da Memória fecha a exposição trazendo os fundamentos do movimento surrealista, identificando o surreal e o onírico na coleção e fazendo uma comparação entre o surrealismo no mundo e no Brasil. Obras dos artistas Salvador Dali, Ismael Nery, Emiliano Di Cavalcanti, Cicero Dias e Vasco Prado farão parte do módulo.

Vereador destaca importância da Semana da Memória em Santos


O objetivo do projeto é mostrar a importância do regime democrático e os efeitos do golpe militar de 1964

Em entrevista ao Programa Jornal da Orla na TV, o vereador Evaldo Stanislau (PT), falou sobre projeto de sua autoria, transformado em lei, que comemora na cidade, todos os anos, entre os dias 25 e 31 de março, a Semana da Memória.

O objetivo da iniciativa, afirmou o vereador, é mostrar nas escolas e universidades a importância do regime democrático e os efeitos nefastos do golpe militar de 1964 na vida das pessoas e, também, como Santos foi duramente afetada.

Preocupação
O vereador revelou preocupação com o fato de que, diante dos protestos contra o governo Dilma, cerca de 25% dos manifestantes já defenderem uma intervenção militar no país. "Eu tenho um profundo respeito pelas nossas Forças Armadas. Elas têm um papel fundamental na defesa da nossa soberania, do Pré-sal, mas não é o papel das Forças Armadas governar o país. Os mais jovens precisam entender que é justamente a democracia que garante a eles o legítimo direito de protestar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCALA DE HORÁRIOS E ROTEIROS DA LINHA SIMÕES FILHO X LAURO DE FREITAS - BA

ESCALAS DE HORÁRIOS - ITINGA (PARQUE SÃO PAULO & CAPIARARA) - PRAIA DE IPITANGA X VILA NOVA DE PORTÃO

TRANSPORTE COMPLEMENTAR MUNICIPAL - TRANSLAUF: LINHAS - ITINERÁRIOS - ROTEIROS - PERCURSO - HORÁRIOS - TEMPO.

LINHAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS CAPIARARA (AREIA BRANCA) > Roteiro: PORTÃO QUEIRA DEUS com TEMPO DE PERCUSO - PRIMEIRO HORÁRIO SAINDO DE AREIA BRANCA= 04h55min ·         ITINERÁRIO: Areia Branca, Recanto Verde, Capelão, Parque São Paulo, Dona Lindú, Final de Linhas dos ônibus, Final de Linhas das Kombis, Frente do Parque Santa Rita, Largo do Caranguejo – Avenida Fortaleza, Estrada do Coco – Retorno No Hospital Aeroporto, Associação dos Funcionários Públicos, Conjunto Cleriston Andrade (frete do Maxxi), Fórum, Prefeitura, Retorno na Igreja Matriz, Pé do Oiti, Beira Rio, Estrada do Coco, Retorno no Portão, Rua Santo Antonio, Avenida Queira Deus – Ponto Final. IDA = ROTEIRO: 01 - CAPIARARA X PORTÃO QUEIRA DEUS CAPIARARA  >   LINDÚ =...