
A cidade de Lauro de Freitas comemora no próximo dia 31 de julho os seus 53 anos de Emancipação Política. Contudo, os festejos estão sendo muito esperados por parte dos munícipes que aguardam a confirmação da grade de eventos esperada para o dia. Mas, sobre a história deste município? Onde estão os projetos de enriquecimento educacional e sócio-cultural que explorem as nossas origens e geografia de uma cidade que se faz rica e tão desigual?
Estes simples questionamentos são apontados por nós do portal Lauro News Online diretamente para todos aqueles que deveriam ser responsáveis pela promoção e cuidados com as comunidades existentes na cidade como Associações de Moradores, Secretarias de Cultura e Educação, dos veículos de imprensa sérios que atuam na cidade e demais outras entidades em comum para que a sociedade possa ter o conhecimento pleno de onde estamos? e o que podemos desenvolver para que a região tenha um futuro melhor?
Qual o significado dos desfiles? Da Missa realizada na Igreja Matriz? e porque de um show com uma atração de nível nacional que habitualmente custará muito dinheiro e culturalmente, criticaremos depois da festa?

imagens do Desfile Cívico realizado em 2014 - imagens da internet
História da cidade
No século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D’Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos.
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950.
Comentários
Postar um comentário