Os eleitos tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2015. Entre os nomes divulgados estão Maurício Barbosa e João Leão
O governador diplomado do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou os nomes dos novos titulares das secretarias estaduais na manhã desta terça-feira (16). Os novos secretários tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2015.
![]() |
---|
Rui Costa anuncia 14 novos secretários do Governo da Bahia; confira lista abaixo(Foto: Francisco Frana/Secom-PB)
|
Somente 14 nomes do secretario foram anunciados nesta terça - os 10 indicados que faltam serão divulgados na próxima quinta-feira (18). Além disto, os novos comandantes da Polícia Militar e da Polícia civil só serão anunciados no dia 31 de dezembro.
Entre os nomes estão Maurício Barbosa, que permanecem na Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o vice-governador João Leão, que vai para a Secretaria do Planejamento, e o Paulo Moreno, que será o novo procurador-geral do Estado.
Confira abaixo a lista completa dos novos divulgados pelo governo de transição
* Secretaria da Fazenda (Sefaz): assume o futuro secretário Manoel Vitório
* Secretaria do Planejamento (Seplan): assume o vice-governador João Leão
* Secretaria da Segurança Pública (SSP): permanece o secretário Maurício Barbosa
![]() |
---|
Manoel Vitório (esq), João Leão (centro) e Maurício Barbosa (dir) assume a Sefaz, Seplan e SSP(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
|
* Secretaria da Educação (SEC): permanece Osvaldo Barreto
* Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE): assume Paulo Moreno
* Secretaria da Saúde (Sesab): assume o médico Fábio Villas-Boas
![]() |
---|
Osvaldo Barreto (esq), Paulo Moreno (centro) e Fábio Villas-Boas (dir) assume SEC, PGE e Sesab(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
|
* Secretaria do Meio Ambiente (Sema): permanece o secretário Eugênio Spengler
* Secretaria de Comunicação Social (Secom): assume André Curvello
* Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): continua o secretário Nestor Duarte
![]() |
---|
Eugênio Spengler (esq), André Curvello (centro) e Nestor Duarte (dir) assume a Sema, Secom e Seap(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
|
* Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): assume Cássio Peixoto
* Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): assume Álvaro Gomes
* Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): assume o sociólogo Geraldo Reis
![]() |
---|
Cássio Peixoto (esq), Álvaro Gomes (centro) e Geraldo Reis (dir) assume SIHS, Setre e SDHDS(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
|
* Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): assume Marcus Cavalcanti
* Secretaria de Relações Institucionais (Serin): assume o deputado federal Josias Gomes
![]() |
---|
Marcus Cavalcanti (esq) e Josias Gomes (dir) assumem Seinfra e Serin(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
|

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), só vai anunciar o seu secretariado para 2015 a partir de 10 de dezembro. Antes, disse em entrevista ao programa Se Liga Bocão na noite desta quarta-feira (8), que vai trabalhar para a reeleição da presidente Dilma Rousseff e logo após deve descansar por 10 dias. “Vou me reunir logo após e na semana seguinte vou anunciar o secretariado”, garantiu.
O petista ainda disse que já procurou os presidentes de partidos, mesmo aqueles que fizeram oposição à sua candidatura, para apoio à presidente. “Já falei com Marcos Medrado, falei com Lídice [da Mata] hoje pela manhã. Falei com Isidório também. Estou procurando todos eles para apoiar a Dilma”, afirmou ressaltando que o “segundo turno é outra história”.
A relação com a prefeitura de Salvador também foi comentada pelo governador eleito. Mesmo recebendo fortes críticas do principal cabo eleitoral do ex-governador Paulo Souto (DEM), ACM Neto (DEM), Rui Costa disse que a relação será a mesma anteriormente. “Vamos manter as obras que já anunciamos e espero que a relação seja boa. Quero que Salvador melhore e que gere emprego”, reforça.
Rui chegou a dizer, na coletiva de imprensa desta segunda-feira (6), que o demista, muitas vezes, confundiu o papel de cabo eleitoral e o de gestor da capital baiana, mas pediu a colaboração do prefeito em sua nova gestão.
Instituto Brasil
Assunto que tomou conta das propagandas eleitorais oposicionista e governista nas últimas semana, o Instituo Brasil deve continuar na pauta de esclarecimentos dos petistas. O eleito disse que levará a questão até às ultimas consequências e vai manter as representações contra o Democratas. “Vou levar até o final. Esse tipo de prática não poder acontecer. E não vou levar só à Justiça Eleitoral. Entrei com ações criminais contra todos aqueles que me agrediram e levarei até a última instância”, afirmou.
Ainda sobre o oposicionista, Paulo Souto, o petista comentou a declaração do demista, ao ser derrotado, de que a vitória de Rui é proveniente do alinhamento político, pela forte imagem da presidente Dilma na Bahia. “Essa é a identidade de um projeto político. Eu acho que todos os políticos deveriam pregar a coerência desse projeto porque você escolhe um projeto econômico, social e político. Aqui no Brasil é legalmente permitida a escolha, mas eu defendo essa vinculação”, disse. O petista ainda alfinetou: ‘cada um busca o consolo que acha confortável’.
Comentários
Postar um comentário